A importância da música na vida do ser-humano

BENEFÍCIOS DA MÚSICA

- A importância da música na vida do ser-humano

A Música pode proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas. Ela é basicamente um meio para se chegar a um fim. Através da Música alcançamos objetivos específicos como a melhoria da linguagem, coordenação, percepção, comunicação, etc com crianças de diversas faixas etárias inclusive as que possuem alguma dificuldade de interação com o meio em que vivem, sejam elas portadoras de algum tipo de deficiência ou não.

No processo de utilização da Música para o desenvolvimento da criança, existem dois aspectos fundamentais: o aspecto perceptivo, que trabalha mais efetivamente com a audição musical, e o aspecto interativo onde todas as formas musicais são utilizadas desde a execução de instrumentos, como também o canto, a dança, a expressão corporal, a sonorização de histórias, etc..

Para cada objetivo existe um determinado estímulo sonoro que é cuidadosamente estudado antes de ser aplicado e que traz resultados sempre positivos. É também brincando, cantando e tocando instrumentos simples que se torna possível trabalhar com as crianças conceitos básicos de organização, disciplina, responsabilidade, cidadania socialização, auto estima, etc..

O trabalho musical com crianças muito pequenas ( 8 meses, 1 ano, 2 anos, etc) exige e abrange atividades muito práticas. ( gestos, batidas rítmicas, uso de ambas as mãos – lateralidade, cantarolar, etc) À medida que elas vão crescendo, o objetivo específico passa aos poucos a ser a aprendizagem de conceitos musicais (som grave/agudo- longo /curto) e assim por diante.

Quanto maior a criança maior o aprofundamento nas conceituações sempre partindo da prática e sem necessidade de exercícios teóricos ou de raciocínio abstrato. Quanto ao contato com instrumentos musicais específicos, o interesse vai ser demonstrado pela própria criança a medida que for tomando gosto pela música descobrindo suas próprias habilidades e tendências.

Muitas vezes os pais ficam ansiosos para que os filhos façam sua opção musical precocemente e, não raro, procuram influenciar a optarem por algum instrumento que eles próprios gostariam de ter tido a oportunidade de aprender a tocar... É preciso tomar muito cuidado com isso e saber esperar o momento certo. A tendência natural das crianças é procurar os instrumentos mais conhecidos como o piano, o violão, a flauta, etc porém se lhe é dada a oportunidade de conhecer e manusear outros tipos de instrumentos veremos que as suas opções também variam e são ampliados os seus horizontes musicais!!!

Quando os pais colocam seus filhos em alguma prática esportiva, não devem estar preocupados se um dia eles vão ganhar uma medalha olímpica... Da mesma forma, quando colocam seus filhos para estudar música não devem se fixar em saber o grau de talento musical que possuem.O estudo musical levado à sério forma grandes músicos, mas antes disso traz à própria pessoa, seja ela criança, adolescente, jovem ou adulto, muitas outras oportunidades de desenvolver dons escondidos ou desconhecidos até então.

O importante é que se saiba o quanto a Música é fundamental para o desenvolvimento geral do ser humano no que diz respeito a auto estima, auto confiança, sensibilidade, criatividade, memória, raciocínio, comunicação, expressão, e tantos outros benefícios.

E no que diz respeito aos jovens e adultos, que desejam se integrar no aprendizado musical, a Música, também denominada "a Divina Arte", tem muito a oferecer em termos de momentos agradáveis e realização pessoal, pois sempre é tempo de aprender e desenvolver o potencial que muitas vezes desconhecemos e que está dentro de nós como um diamante bruto, esperando para ser lapidado e transformar-se numa linda jóia que encantará a todos!!!
Profª. Maria de Lourdes Vicente Mezzalira.

Comments are closed.