Musicalização para bebês

BENEFÍCIOS DA MÚSICA

- Musicalização para bebês

É incontestável a importância da arte, da música e do movimento na estruturação, desenvolvimento e manutenção do ser humano, pois tudo o que é vivo está em movimento rítmico e harmonioso. O ritmo induz ao movimento e a criança é muito ativa, gosta de cantar, dançar, estar em movimento. A iniciação musical melhora a atuação da criança em todos os sentidos: na aquisição de uma boa articulação que incorrerá para uma boa fala, correto trabalho de respiração o que é muito saudável, e assim por diante.

Nos dias de hoje, somos todos muito ocupados com nossos afazeres sejam eles domésticos ou profissionais, e observa-se que muitas mamães não tem tempo,ou não conseguem cantar para seus filhos, nina-los, dispensar a eles um tempo de atenção e carinho tão necessários. Muitas vezes esse “trabalho”tão pessoal e intransferível é delegado a uma empregada, ou babá que nem sempre está preparada para tal, e que logicamente não possui o laço afetivo inconfundível para o bebê.

A mãe que conversa e canta com o seu filho surpreende-se quando ele ainda no berço tenta balbuciar e cantarolar as canções que ouve. Tenta às vezes até se ninar com os sons que aprendeu a emitir. A mãe que canta vai ter uma criança que falará mais cedo e melhor, pois o fato de ouvir / repetir como acontece nas canções, estimula a comunicação. Por isso é importante ouvir música desde a mais tenra idade, levando-se em consideração o volume, o gênero e o momento.

Os resultados da utilização da Música desde o berçário são muito favoráveis: os bebês precisam de estímulo e a música é uma grande fonte com seus ritmos, balanços, sons, que fazem com que o bebê fique mais atento. Trabalha-se o ritmo do dia a dia batendo palmas, pés, batendo com a colher, enquanto se canta uma canção específica.

O trabalho musical com crianças muito pequenas ( 8 meses, 1 ano, 2 anos, etc) exige e abrange atividades muito práticas. ( gestos, batidas rítmicas, uso de ambas as mãos – lateralidade, cantarolar, etc) À medida que elas vão crescendo, o objetivo específico passa aos poucos a ser a aprendizagem de conceitos musicais (som grave/agudo- longo /curto) e assim por diante.

Quanto maior a criança maior o aprofundamento nas conceituações sempre partindo da prática e sem necessidade de exercícios teóricos ou de raciocínio abstrato.

Nesta fase inicial, a informação musical é passada através de canções, movimentos e sons corporais, brincadeiras musicais, podendo ser ou não acompanhadas de instrumentos musicais ou gravação. O uso de instrumentos simples de percussão, sopro ou cordas bem como de objetos sonoros que se adaptem à criança e que ela possa manusear é de grande importância assim como as canções folclóricas, populares ou eruditas, adequadas conforme a idade.

A Música é algo que envolve principalmente crianças bem pequenas com resultados muito positivos no aspecto emocional, de aprendizagem, relacionamento, como elemento de aproximação no caso de crianças tímidas ou agressivas, e no caso de crianças maiores com dificuldades escolares, crianças que não toleram frustrações, tem dificuldades para manter regras e limites,etc a partir da Música consegue-se abrir o diálogo e alcançar os objetivos de correção e auxílio.
Profª. Maria de Lourdes Vicente Mezzalira.

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