O importante é começar cedo

BENEFÍCIOS DA MÚSICA

- O importante é começar cedo

Houve um tempo em que a criançada tinha uma espécie de trauma quando se falava em aula de música pois, vinha à tona a figura severa do professor de piano muito bravo que exigia postura tal, disciplina assim, etc..

A postura e a disciplina ainda são requisitos indispensáveis mas há hoje em dia maneiras agradáveis de ensinar música e é importante que se comece bem cedo, quanto mais cedo melhor. Através de diálogos simples, fazendo imitação dos sons dos animais, dos sons do corpo, mostrando a diferença dos sons agudos e graves com objetos da vida cotidiana, a criançada vai descobrindo o quanto é agradável e divertido estudar música.

A musicalização infantil parece às vezes uma simples brincadeira mas na verdade é uma maneira sólida e pensada de formar um ser humano mais sensível, com maior capacidade de concentração, rapidez de raciocínio, auto-estima e segurança para enfrentar obstáculos, não só no que se refere aos estudos musicais, como também para a sua vida pessoal e cotidiana.

Qualquer criança é potencialmente apta a escutar e entender a Música, declaram os musicistas e estudiosos no assunto, uns mais sensíveis que os outros mas tudo é uma questão de desenvolvimento.

A iniciação musical é fundamental para quem seguirá estudos em uma escola de música onde se tem um ensino mais aprimorado e intelectual. A base deve ser implantada desde os primeiros anos de vida: a criança deve ser “musicalizada”!

Bebê no ventre: Antes ainda do nascimento, já na barriga da mamãe, o bebê recebe a interferência musical de forma espontânea, quando, por exemplo, a mãe tem o costume de ouvir música, em lugares calmos, de preferência música clássica.

Música no berço: A partir do nascimento, se a música fizer parte da vida da criança, ela vai se interiorizando e formando uma espécie de “repertório”. Não há criança que não goste de ouvir música: o bebê, ainda no berço, reage com movimentos de braços e pernas, voltando o olhar, ao ouvir um som seja ele musical ou acidental.

Musicalização para bebês: quando o bebê cresce um pouquinho e começa a abrir suas percepções para tudo o que o rodeia, por exemplo quando começa a sentar, a partir dos seus 8 meses mais ou menos, vê o mundo sob outra perspectiva; faz-se então a necessidade de socialização com outros bebês e chega a hora de, através da música, dar início ao manuseio de instrumentos simples, exercícios rítmicos, onde eles auxiliados pela mãe ou pela babá, vão entrando no universo musical gradativamente.

Especialistas comprovam que a música por si só, apura a sensibilidade e amplia a capacidade de percepção, compreensão, organização e convivência do ser humano. Em resumo: a Música é vital para todos nós, em qualquer fase da nossa vida!

Traga seu filho para conhecer nossa escola e nossas turminhas de musicalização infantil e iniciação musical: ele aprenderá música brincando e poderá se tornar um instrumentista!
- Profª. Mariana Vicente Mezzalira Passoni

Comments are closed.